Instruções Essenciais por:
Paramaradhyatama Shri Shrimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaj
(Traduzido da versão original em Hindi, publicada pela primeira vez no site bhaktabandhav.com, por Gokul Chandra das & Pundarikaksha das)
1) Aqueles que não adoram Bhagavan, que é o Pai do universo e o Mantenedor de todos, são tolos ignorantes e assassinos de sua própria alma.
2) Bhagavad-bhakti é o principal tema abordado nos Vedas, Upanishads, Smrits e Puranas.
3) Servir a Bhagavan é a ocupação eterna da alma, svarupa-gata-dharma. Devido à uma conjuntura específica, os seres vivos se esqueceram do serviço a Bhagavan e acabaram enredando-se no ciclo de nascimentos e mortes, onde ardem nas chamas das três misérias da existência material desde tempos imemoriais. No entanto, pela misericórdia de Bhagavan ou de Seus devotos puros, os seres vivos poderão trilhar o caminho de Bhagavad-bhakti e estabelecer-se novamente em seu svarupa-dharma, através do qual poderão saborear a rasa bem-aventurada de servir a Bhagavan.
4) O canto congregacional dos nomes de Shri Hari, harinama-sankirtana, é o sadhana e o sadhya mais elevados para todos os seres vivos.
5) harer nama harer nama harer namaiva kevalam kalau nastyeva nastyeva nastyeva gatir anyatha
“Nesta era de Kali, só existe um meio de se alcançar a perfeição espiritual: cantar os santos nomes, cantar os santos nomes, cantar os santos nomes do Senhor Hari. Não há outro meio, não há outro meio, não há outro meio.”
6) Brajendranandana Shri Krishna, por ser a expressão máxima da Divindade, é um oceano repleto de sabores e humores nectáreos, bem como o possuidor de todas as potências.
7) Brajendranandana Shri Krishna está situado além de Maya. Ele é o reservatório de todas as qualidades transcendentais, um oceano de misericórdia imotivada e incondicional, além de ser muito afetuoso com seus devotos.
8) Sobrelevando-Se à Maya, a forma transcendental de Brajendranandana Shri Krishna é a de um jovem dançarino que veste trajes de um vaqueirinho e segura uma flauta.
9) Fé firme em Shri Gurudeva é a espinha dorsal do bhajana. Ninguém poderá adentrar o reino de bhakti sem prestar serviços a um sad-guru e receber sua misericórdia.
10) Um mestre espiritual genuíno possui a compreensão absoluta da literatura Védica e de Bhagavan, além de ser completamente desapegado dos objetos dos sentidos materiais. Sad-guru está sempre absorto em cantar os nomes de Bhagavan, e é portanto considerado a jóia suprema dentre todos os devotos. Somente aqueles que se refugiam em um guru como este, poderão praticar suddha-bhakti, ou serviço devocional puro – caso contrário, não.
11) Esforçar-se para satisfazer a mente de desfrutadores dos sentidos; acumular objetos materiais e permanecer envolvido com o desfrute sensorial; fomentar o desejo de alcançar o céu ou a liberação impessoal – não são características de um mestre espiritual genuíno.
Devemos manter distância de tais impostores que se dedicam às atividades supracitadas, enquanto posam como gurus.
12) Krishna-prema é a meta única e máxima a ser alcançada por todos os seres vivos.
13) O Shrimad-Bhagavatam é a referência literária imaculada e irrefutável para toda humanidade.
14) A adoração feita pelas Vraja-gopis a Krishna é a mais elevada.
15) A adoração a Deus só é possível na forma de vida humana. Outras espécies vivem apenas para o desfrute sensorial. Para aqueles situados na forma de vida humana é favorável adorar Bhagavan desde a infância.
16) O único dharma em Kali-yuga é o canto congregacional (sankirtana) dos santos nomes. Através da prática de sankirtana, os seres vivos podem facilmente alcançar boa ventura. De acordo com as escrituras, aqueles que, após abandonarem a prática de sankirtana, se tornam meros instrutores inclinados à prática de sacrifícios, austeridades, yoga e ao cultivo de jñana (concepção sobre fundir-se no Brahman) são considerados fúteis.
17) Se desejares teu próprio bem, nunca critique os devotos. Se criticares um Vaishnava, tua destruição será inevitável.
18) Ouvir hari-katha em sat-sanga é a única causa de bhakti. Sem sat-sanga, os seres vivos jamais alcançarão sucesso espiritual.
Shri Bhaktivedanta Narayana
(Escrito na residência de Radha Madhava prabhu em Nova Déli, Índia, Abril de 1996.) A imagem de Paramaradhyatama Shri Shrimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaj, que ilustra este post, foi extraída do site bhaktiyogapura.com
Commentaires