top of page
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A Swami BV MAHAVIR.
É PERMITIDA A PUBLICAÇÃO INTEGRAL OU PARCIAL DOS TEXTOS,
SOMENTE CITANDO O NOME DO AUTOR.
Mahavir Close_edited.jpg

Srila Gurudeva é a fruta madura da árvore Rupanuga. Ele é o pináculo do movimento de Mahaprabhu. O mais profundo conhecimento que ele manifestou através de seus livros; o néctar que ele distribuiu através de seu Harikatha; o que ele conquistou como um acharya atraindo o coração de milhões e o respeito de importantes líderes políticos e religiosos; como ele propagou o paradigma de Raganuga Bhakti ao redor do mundo; como ele protegeu os diferentes dhamas; e tantos outros feitos incomparáveis, revelam a contribuíção ímpar de Srila Gurudeva para a história do Gaudiya Vaishnavismo. Não estamos falando de apenas mais um acharya. Estamos falando de alguém extraordinário e que é a personificação do manobhistam de Mahaprabhu em sua forma mais completa e vasta. 

* * *

Ó Gurudev, ó Rupa manjari, ó Rati manjari, ó Radharani, sou muito caído e desqualificado, mas ainda assim, por favor me conceda avidez genuína pelo serviço aos seus pés de lótus, vida após vida.

* * *

Devemos entender como Maha-maya ilude todas as almas condicionadas, não apenas pelo aspecto abstrato e sutil, mas principalmente através da influência política que recebemos da sociedade desde o nascimento. Ideologias esquerdistas como socialismo, comunismo, democracia, feminismo, aborto, anti-militarismo, desarmamento, legalização de drogas e assim por diante, são ameaças diretas de Maha-maya. Os devotos de Krishna devem verificar se foram influenciados a agir contra os princípios do Vaishnava dharma, ao reproduzirem esse comportamento demoníaco.

* * *

A civilização védica é a mais antiga de todas e sua liturgia é muito mais profunda do que a do zoroastrismo, judaísmo, cristianismo, islamismo, budismo etc. A civilização védica é a mãe da linguagem, da teologia, da espiritualidade, das artes, da política, das ciências e da filosofia. Além disso, demonstrou ser a mais pacífica, tolerante e liberal de todas. Ela é um exemplo perfeito de amor incondicional do Deus vivo, Krishna!

* * *

Não devemos procurar falhas e defeitos nos vaishnavas, mas sim saber valorizar suas qualidades devocionais. Porém, Srila BSS Prabhupada nos ensina que antes de escolhermos um guru, devemos procurar cuidadosamente por suas falhas, e se encontrarmos alguma, por menor que seja, deveremos rejeitá-lo imediatamente. 

* * *

Draupadi teve cinco esposos.  A prostituta Cintamani ficou famosa como a guru de Bilvamangala Thakur. Jahnava Mata foi a autoridade máxima da comunidade vaishnava de seu tempo. Bhisma-deva, que era um brahmachari, disse que as mulheres são a causa da boa fortuna do lar e jamais devem ser maltratadas. Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada deu Brahma-gayatri para algumas de suas discípulas. Como podem ver, não há espaço para a ideologia feminista na cultura védica.

* * *

No início da vida devocional, é muito importante fazer serviços como varrer, lavar louça, cortar, limpar banheiros e assim por diante, com a única intenção de agradar Sri Hari, Guru e Vaishnavas. Isso ajuda muito a limpar o coração e a tornar-nos humildes, tolerantes e simples. Além disso, ao receber a misericórdia e a afeição Deles, a qualificação para cantar continuamente os Santos Nomes virá.

* * *

Srila BSS Prabhupada foi a personificação de yuktha-vairagya. Foi o símbolo máximo da renúncia apropriada. Os Seis Goswamis viviam de maneira extremamente simples nas florestas de Vrindavana, mas Srila BSS Prabhupada vivia no meio da aristocracia, calçava sapatos finos, vestia roupas caras e andava de carro numa época em que nem os reis da Índia possuíam um. Ele nasceu e viveu cercado de opulência material até o fim de sua vida. Srila BSS Prabhupada construiu um império e conquistou o mundo todo, demonstrando como renunciar à própria renúncia, em nome da missão de Mahaprabhu.

* * *

O pior pecado que já cometi foi ter sido comunista.

* * *

As raízes do conservadorismo estão em solo indiano. O conservadorismo surgiu na Índia há milhões de anos, quando nenhuma outra cultura sequer sonhava em existir. 

* * *

Para se tornar um ser humano, não basta nascer num corpo humano. São as virtudes devocionais que nos fazem humanos.

* * *

Ter medo dos perigos desse mundo material não é uma qualidade de um devoto do Senhor. Krishna jurou que Seus devotos jamais perecerão. Portanto, renove seu entusiasmo e cante os santos nomes com fé firme, porque um futuro brilhante está despontando no horizonte.

* * *

Tente amar o próximo como Krishna o ama.

* * *

O filósofo alemão Nietzsche declarou que "só acreditaria em um Deus que soubesse dançar". 

Este Deus é Krishna! O maior dançarino. O intérprete de inúmeros passatempos. O Deus que brinca, ri e chora. O Deus que não quer ser reconhecido como Deus. Lila e rasa são dois atributos de Deus que somente o Vaishnavismo conhece. Nenhuma outra religião é capaz de compreender como Deus pode dançar com Seus devotos, como se fosse um deles, em uma doce troca amorosa. 

* * *

O vaishnavismo é uma grande família. Se você nutre um afeto sincero pelos vaishnavas, deve incluir mais vaishnavas na sua vida e não se limitar apenas ao seu diksha-guru.

* * *

Sadhu vartmanuvartanam

Um guru fidedigno nunca pensa que os discípulos são sua propriedade e se destinam apenas a servi-lo. Ele sempre ocupará seus discípulos no serviço de outros santos. Além disso, um verdadeiro discípulo não deve pensar que apenas seu guru merece ser servido. Ele deve aprender a servir aos outros santos com amor, sob a orientação de seu guru.

* * *

Se conheceres quem é Deus, poderás conhecer a ti mesmo. Krishna é Deus e tu és Seu servo eterno. Krishna é o amor personificado. Só quando deixares ser amado por Ele é que poderás aprender o que é o amor de verdade.

* * *

Radha é a personificação do amor transcendental e, portanto, é a pessoa mais humilde. Quanto mais amor você tem, mais humilde você é.

* * *

Muitas pessoas pensam que viajando para a Índia poderão conhecer o que é a verdadeira espiritualidade. Mas ao chegarem lá, ficam confusas com tantas filosofias e problemas sociais, que querem voltar para casa. jamais poderemos saber o que é espiritualidade, vagueando pela Índia. Isso só pode ser conhecido através de um Guru auto-realizado, que conhece o verdadeiro significado do Vedanta. Somente ele é capaz de despertar o amor divino que há dentro de nós. E para encontrar este Guru, é preciso apenas orar sinceramente: “Ó Krishna! preciso de um guru genuíno para me guiar.”

* * * 

O caminho da salvação não é fácil. E se você tentar se salvar, ele se tornará impossível. Seria como se você estivesse se afogando e tentasse se salvar puxando os cabelos para cima. A salvação só acontece quando nos rendemos a um mestre espiritual, que nos puxa para fora do oceano da existência material e nos coloca sob o abrigo dos pés de lótus do casal divino Sri Radha-Krishna.

* * * 

Uma das melhores sensações de liberdade que podemos ter, é poder ficar sem comer por um longo período. O jejum nos mostra o quão dependentes somos do desfrute da comida e da falsa noção de que sem ela não teremos vitalidade. O jejum é uma porta aberta para a uma vida plena e equilibrada.

* * *

Quem não jejua porque pensa que é fraco, na verdade é fraco porque não jejua.

* * *

Para se tornar um ser humano, não basta ter um corpo humano. É preciso cultivar as virtudes que nos transformam em seres humanos.

* * *

A única maneira de desenvolver todas as virtudes humanas é servindo um devoto puro de  Krishna.

* * *

Shiva é o mestre espiritual do universo, está livre de inimizade, é auto-satisfeito e é o melhor dentre todos os Vaishnavas. Ele está sempre meditando nos passatempos de Krishna.

* * *

mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
bottom of page