O HARE KRISHNA MAHA-MANTRA
Foi declarado nas escrituras védicas que, na atual era de Kali, o dharma prescrito que concede a perfeição espiritual chama-se Harinama-sankirtana, ou seja, o canto congregacional dos santos nomes do Senhor.
krte yad dhyayato visnum
tretayam yajato makhaih
dvapare paricaryayam
kalau tad dhari-kīrtanat
(Srimad Bhagavatam 12.3.52).
"Qualquer que fosse o resultado obtido em Satya-yuga meditando em Vishnu, em Treta-yuga realizando rituais de fogo, e em Dvapara-yuga adorando as deidades do Senhor, pode ser obtido em Kali-yuga simplesmente cantando o Hare Krishna maha-mantra".
Para cada uma das eras existe uma encarnação divina que descende para estabelecer o yuga-dharma. Então, há cerca de quinhentos anos, Sri Chaitanya Mahaprabhu, o avatar dourado, descendeu para estabelecer o dharma desta era e, superando todos os conflitos relacionados à religião, escrituras, atos pecaminosos, boa política, má política, conhecimento, yoga, etnias, capitalismo, socialismo, castas etc, conquistou o coração de todos.
Dentre inúmeros mantras que contém os nomes do Senhor, o Hare Krishna maha-mantra é apontado como sendo o mais potente. Maha significa "grande" ou "superior". O sagrado Hare Krishna maha-mantra confere uma experiência de transcendência. Quando cantado perfeitamente, permite a comunhão direta com o Senhor Supremo, isto é, a realização do humor eterno e afetuoso de servir a Ele.
No Brahma-yamala, Shiva descreve o significado do Hare Krishna maha-mantra à sua esposa, Parvati-devi:
"Ó Maha-devi, apenas veja! Em Kali-yuga, não há maneira mais fácil de erradicar os pecados do que cantar os santos nomes. Portanto, a fim de proporcionar o maior benefício à população em geral, é essencial propagar o Hare Krishna maha-mantra entre eles. As pessoas em Kali-yuga podem ser facilmente liberadas do maior dos pecados, realizando o canto congregacional deste Maha-mantra. Para cantar o maha-mantra, primeiro cante Hare Krishna duas vezes, depois cante Krishna duas vezes e depois Hare duas vezes. Em seguida, cante Hare Rama duas vezes, depois Rama duas vezes e novamente, Hare duas vezes. Deve-se cantar e realizar sankirtana do maha-mantra que destrói todos os pecados".
No Radha-hrdaya-khanda do Brahmanda Purana, Romaharshana Suta ora a Vyasadeva (o compilador dos Vedas) da seguinte maneira:
"Ó Vibhu (Grande)! Ó Prabhu (Senhor)! Por favor, instrua-me sobre a forma intrínseca do mantra transcendental, que consiste nos nomes totalmente espirituais de Sri Hari, o doador de todas as perfeições".
Em resposta, Vyasadeva dá a seguinte instrução:
"Ó meu filho, certamente vou instruí-lo sobre o maha-mantra. Ao aceitá-lo, uma pessoa que se encontra na concepção corpórea de vida, pode ser espiritualizada; mesmo um bêbado pode rapidamente tornar-se purificado e alcançar toda a perfeição. Certamente, vou instruí-lo porque você é um devoto de alta classe e um candidato perfeito. As dezesseis palavras do maha-mantra Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, podem destruir todos os pecados cometidos nos três mundos. Para alcançar a liberação do cativeiro da vida material, os quatro Vedas não mencionam um método superior ao canto deste maha-mantra”.
No Ananta-samhita está declarado:
"Este Hare Krishna maha-mantra consiste em dezesseis nomes e trinta e duas sílabas. Em Kali-yuga, este mantra pode liberar todas as entidades vivas."
No Yajur Veda e no Kali-santarana Upanishad, também estão descritas as glórias do maha-mantra desta forma:
"No final da Dvapara-yuga, o grande sábio Nárada muni foi até Brahmá, o semideus arquiteto desse universo, ofereceu-lhe suas reverências e perguntou: Ó senhor, enquanto vago por este planeta Terra, como posso vencer a influência negativa desta era de Kali?
Brahmá respondeu: Ó filho, você fez uma excelente pergunta. Por favor, ouça o mais confidencial segredo contido em todos os Vedas, a partir do qual você poderá facilmente transcender a influência negativa de Kali. Apenas por mencionar uma única vez o nome da Pessoa Original (adi-purusha), a personalidade maligna de Kali-yuga começa a tremer.
Nárada muni, então, perguntou: Qual é este nome de Sri Bhagavan? Qual é a sua forma intrínseca (svarupa)?
Em resposta, Brahmá disse: Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare. Este maha-mantra, composto por dezesseis nomes, pode destruir completamente todas as impurezas da era de Kali. Não há em todos os Vedas uma prática espiritual superior. O maha-mantra destrói as dezesseis coberturas da alma, o que significa que pode destruir os cinco elementos grosseiros (panca-bhuta) e os onze sentidos que cobrem a entidade viva. Então, assim como o sol cujos raios brilham intensamente quando a cobertura de nuvens são removidas, o Senhor se revela à entidade viva.
Sri Nárada então perguntou: Ó Senhor, quais são as regras
e regulamentos para cantar este maha-mantra?
Brahmá disse: Não existem regras e regulamentos para cantar este maha-mantra. Além disso, ao pronunciar corretamente este maha-mantra, pode-se alcançar os cinco tipos de liberação (mukti). Não só isso, o principal resultado de cantar o maha-mantra é a realização de Krishna-prema (amor transcendental por Krishna).
Comece hoje mesmo a cantar o Hare Krishna Maha-mantra e receba todas as bênçãos espirituais e a purificação de todos os seus pecados e ofensas. Esta é a melhor maneira de satisfazer o casal divino Sri Radha-Krishna e Sua misericordiosa encarnação como Sri Chaitanya Mahaprabhu.