top of page

O Mestre Universal - Uma Breve História da Gaudiya Matha




Devemos saber que Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakura foi o fundador da primeira Gaudiya Matha em 1918. Seu plano era abrir centros de pregação em todo o mundo e propagar a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu. Ele foi também o primeiro guru na Índia a utilizar carros de passeio, gráficas e muitas outras invenções modernas, em nome da pregação de Bhakti-yoga pura.


O entendimento da maioria dos gurus e yogis é: “Devemos renunciar a este mundo material completamente”. Mas, parte essencial dos ensinamentos de Srila Prabhupada foi mostrar que a verdadeira renúncia não se resume apenas à negação total dos objetos e sentidos materiais, mas sim em utilizá-los no serviço de Krishna. Assim, ele estabeleceu o exemplo perfeito da renúncia apropriada, Interagindo com o mundo, sem se deixar atrair por ele. Ele fundou 64 Gaudiya Mathas, escolas, gráficas, discursou para a elite intelectual e política da côrte britânica, viajou constantemente pela Índia, levando a mensagem original dos Vedas e a partir da década de 40, começou a enviar seus discípulos para pregar na Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos. Ele publicou o Srimad-Bhagavatam, o Caitanya-caritamrta e vários outros livros. Foi admirado e respeitado por várias autoridades como um santo impecável e um erudito da mais alta classe. Além de ter sido o melhor astrólogo de seu tempo, indicado para ocupar a cadeira do Departamento de Astrologia da Universidade de Calcutá.




Mas foi somente em 1965, com a chegada de Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada aos Estados Unidos, que a missão da Gaudiya pôde, finalmente, estabelecer-se fora da Índia. Ele possuía uma fé inabalável e cuidadosa estratégia de pregação, e foi o primeiro líder religioso a recrutar milhares de jovens para pregar em todo o mundo a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu. No entanto, com muita humildade, ele sempre dizia que tudo isso fora possível única e exclusivamente pela misericórdia de seu guru, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami Thakur Prabhupada, que desde a primeira vez que o viu, deu-lhe ordens para pregar no exterior. 




Do mesmo modo, antes de partir deste mundo, em 1977, Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada inspirou meu amado Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja a também viajar pelo mundo todo. Mas foi somente em 1996 que Srila Gurudeva viajou para o ocidente pela primeira vez e, em vinte e dois anos, completou trinta e três voltas ao redor do globo. Uma marca jamais alcançada antes por nenhum pregador.


Seguindo no mesmo humor de humildade, Srila Gurudeva sempre declarava que tudo isso só fora possível de acontecer única e exclusivamente pela misericórdia de seu Gurudeva Srila Bhakti Prajñana Keshava Goswami Maharaja e de todos os mestres da sucessão discipular. Ele dizia: “Não me glorifiquem. Não é devido a mim, Narayana Maharaja, que estou conquistando muita fama e prestígio, mas sim devido à fé que tenho em meu guru. As pessoas se aproximam de mim porque minha vida inteira dediquei totalmente ao serviço de meu Gurudeva. Tive a rara oportunidade de estar aos seus pés de lótus prestando todo tipo de serviços a ele, de 1946 a 1968. Do mesmo modo, tive também a oportunidade de servir Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada como meu siksha-guru e cumpri a sua ordem de continuar viajando pelo mundo, levando adiante essa missão”.




Hoje, a missão da Gaudiya está espalhada por quase todos os países do mundo, cumprindo a profecia de Sri Caitanya Mahaprabhu que, há quinhentos anos, declarou que Seu nome seria propagado por cada aldeia e cidade do mundo, e que devotos de diferentes etnias dançariam e cantariam juntos, celebrando o amor divino ao som dos Santos Nomes:

HARE KRISHNA HARE KRISHNA KRISHNA KRISHNA HARE HARE

HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE




Comentarios


Todos os Artigos
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
mandala1_edited_edited_edited_edited_edi
bottom of page